Evento seguirá até sexta-feira, dia 3, com diferentes painéis e oficinas voltados para a indústria do cinema e audiovisual
O dia também foi marcado pelo EXPOCINE Decupa, que apresentou as diferentes etapas de produção do filme brasileiro selecionado para concorrer ao Oscar 2026, “O Agente Secreto”
Foto/divulgação: Larissa Trentini
Clique aqui para mais imagens
A cerimônia de abertura da 12ª edição da EXPOCINE, maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, aconteceu nesta terça, dia 30 de outubro, na Sala Barco, do Cine Marquise, em São Paulo. O evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Totó Parente; do secretário adjunto da Economia Criativa, Rodrigo Massi, a presidente da SPcine, Lyara Oliveira, a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Marília Marton, e da diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual, Daniela Fernandes. A cerimônia foi marcada pela já tradicional entrega de prêmios aos homenageados desta edição, que reconheceu o trabalho das empresas que se destacaram nos últimos anos nos setores de exibição, distribuição e produção. A homenagem, este ano, também contou com duas novidades entre as categorias premiadas: os segmentos de fabricantes/prestadores e gestão pública.
“É com muita satisfação que participamos da abertura da 12ª edição da EXPOCINE, em um momento tão rico para o cinema nacional, com a consolidação de um trabalho feito por cineastas, por produtores, ao longo desses últimos anos com a coroação do mercado audiovisual brasileiro, com prêmios em Berlim, no Oscar e em São Paulo. Neste cenário, nós vamos anunciar com orgulho, que aprovamos hoje, na reunião do Fundo Setorial de Audiovisual, que vamos lançar, até o final do ano, o maior edital da história de fomento do audiovisual paulistano em todos os tempos. Serão mais de 140 milhões para produção, distribuição, e para certas atividades do audiovisual. Isso é motivo de muita honra e muito orgulho. Nós queremos celebrar a parceria com a EXPOCINE e com todo o setor da indústria de criação do Brasil. Eu desejo que todos tenham uma excelente feira”, celebrou Totó Parente.
Marcelo Lima, CEO da Tonks e da Expocine, deu as boas-vindas aos presentes e já adiantou a data da Expocine 2026, bem como novidades.
“Quero agradecer aos nossos apoiadores e patrocinadores. Um agradecimento especial aos nossos agentes públicos, a Prefeitura de São Paulo, SPcine, a Secretaria de Economia Criativa. Muito obrigada pela presença de vocês no nosso evento. Logicamente, todo mundo já conhece o quanto a Tonks se organiza e se prepara para realizar a Expocine e temos o prazer, desde já, de adiantar algumas datas para vocês, primeiramente da Expocine 2026. A data está confirmada de 29 de setembro a 02 de outubro de 2026. A grande novidade é que estamos mudando de Centro de Convenções. Atendendo aos pedidos de mais espaço dos expositores, tivemos uma ótima oportunidade de fechar uma parceria com o complexo do Center 3, em um espaço com o dobro do tamanho que temos hoje e, assim, mais espaço para receber nossos expositores e mais conforto para receber os nossos visitantes que só crescem a cada edição. Com isso, declaro aberta a Expocine 2025, com muitas negociações, palestras e conteúdo. ”
A categoria gestão pública foi a primeira anunciada da noite na premiação, homenageando a Spcine, empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo. A consagração fez referência aos seus 10 anos de existência e números expressivos, como recorde de atendimentos da São Paulo Film Commission com 1.168 produções, ampliação do Circuito Spcine com 12 novas salas, crescimento da Spcine Play, que dobrou o número de usuários, e R$ 53 milhões investidos via Lei Paulo Gustavo em 183 projetos. Lyara Oliveira, presidente da SPcine, subiu ao palco para receber a homenagem.
“A Spcine esse ano está completando 10 anos de operação e esse reconhecimento do setor exibidor é extremamente importante. A Spcine foi criada a partir de uma demanda do setor do audiovisual paulistano para que existisse uma instituição que cuidasse, olhasse, e acolhesse as demandas do setor. Essa é a missão da SPCINE. Nossa meta é promover a difusão dos conteúdos brasileiros, paulistanos e do mundo todo, promover a diversidade dos conteúdos, acolher as demandas do setor, tentar entender quais são os novos rumos do mercado. Estar aqui hoje, recebendo essa grande honra, é um reconhecimento que muito nos orgulha.”, agradeceu Lyara.
Em seguida, a Barco, representada por Gisele Freitas, gerente de vendas da Barco no Brasil, e Ivan Cannau, vice-presidente de vendas, receberam a homenagem na categoria fabricantes e prestadores das mãos de Marcos Barros, presidente da Abraplex. A Barco mantém liderança global como fabricante de projetores a laser, com mais de 100 mil projetores instalados em salas de cinema de mais de 200 exibidores. Seu formato HDR by Barco oferece até seis vezes mais brilho, contraste extremo e pretos profundos, elevando a experiência em salas premium. Em 2025, a empresa apresentou novas soluções como o mFusion ICMP‐XS e o Smart Amplifier, integrados à plataforma Série 4, garantindo alto desempenho da pós-produção à exibição.
A Dolby, com a presença de Luciano Taffetani, gerente de vendas sênior e parcerias para cinema da Dolby na América Latina, também foi reverenciada na categoria de fabricantes e prestadores. Protagonista em todas as grandes revoluções de experiência sonora há mais de 50 anos, a Dolby vem se tornando referência global desde a produção de um filme chegando à exibição. Presente em mais de 20 países, seu sistema de som imersivo Dolby Atmos conta com uma tecnologia revolucionária de áudio tridimensional que redefine o som cinematográfico, sendo amplamente adotado e elogiado. Essa busca por inovação se reflete em outras tecnologias, como o Dolby Cinema, que combina o Dolby Atmos com a projeção em laser HDR Dolby Vision para criar uma experiência audiovisual imersiva. A experiência é desenhada para envolver completamente o espectador, com salas que combinam tecnologia e design para foco total na tela, reforçando a marca como símbolo de qualidade e inovação na exibição
A Gullane foi homenageada como uma das maiores produtoras de audiovisual brasileiro. Recentemente, lançou a série “Senna”, coprodução com a Netflix que alcançou o top 10 global e foi indicada ao Critics’ Choice Awards, estreou o filme “Motel Destino” no Festival de Cannes, e apresentou a animação “Arca de Noé” com distribuição prevista em mais de 70 países. Também se destaca com seu selo próprio de distribuição, o Gullane+, e a consolidação de um novo conselho administrativo, fortalecendo sua atuação nacional e internacional. Os sócios Débora Ivanov, Fabiano e Caio Gullane subiram ao palco para receber a homenagem entregue pelo diretor Daniel Rezende.
Na sequência, Silvia Cruz, CEO da Vitrine Filmes, recebeu o prêmio na categoria distribuição das mãos de Claudio Marques, coordenador do Cine: Glauber Rocha. Celebrando 15 anos de sucesso, a distribuidora firma-se como uma das principais de cinema independente brasileiro, com mais de 190 títulos lançados. Além disso, conta com iniciativas reconhecidas como a “Sessão Vitrine Petrobras”, que também completa 15 anos. Durante este período expandiu as exibições para mais de 30 cidades, digitalizou clássicos e lançou um aplicativo com clube de fidelidade, reforçando o compromisso com a formação de público e a valorização do audiovisual nacional.
No segmento de exibição, o Cine Gracher foi celebrado por seus 110 anos de história. Iniciada em 1915 com o antigo Cine Esperança, em Brusque, Santa Catarina, a empresa hoje soma 34 salas em nove cidades do Sul do Brasil, mantendo sua relevância como referência regional. Vânia Gracher, presidente, e Sandro Barán, diretor, estiveram presentes no evento para receber o prêmio entregue por Hernán Viviano, vice-presidente da Warner Bros América Latina.
Após a cerimônia, os convidados puderam conferir em primeira mão o filme “Enterre seus Mortos”, da O2 Play, protagonizado por Selton Melo e Marjorie Estiano. O longa chega aos cinemas em 30 de outubro.
Com o tema “Brasil, Janela para o mundo”, a EXPOCINE promoverá até o dia 03 de outubro, no Cine Marquise e no Hotel Renaissance, conversas e debates sobre o momento histórico que o cinema brasileiro vive atualmente, consolidando-se como uma vitrine para o mundo e abrindo janelas de oportunidades para a mobilização e o crescimento do setor audiovisual no país e na América Latina. São mais de 25 expositores, 23 patrocinadores, 30 apoiadores, 14 distribuidoras apresentando conteúdo, três exibições exclusivas, 15 painéis de discussão, cinco oficinas, totalizando mais de 40 horas de conteúdo.
O quarto lote das credenciais “FORUM”, que garante acesso aos painéis, palestras, oficinas formativas e feira, e “STANDARD”, que permite a entrada na feira, ainda estão disponíveis aqui.
EXPOCINE Decupa
A terça-feira também foi marcada pelo EXPOCINE Decupa. Apresentado pela EXPOCINE e Vitrine Filmes, o evento é voltado a estudantes e profissionais que possuem interesse ou já atuam no setor audiovisual. Nesta terceira edição, os mais de 300 participantes tiveram como estudo de caso um dos filmes mais aguardados do ano e ainda inédito: “O Agente Secreto”.
Ministrada por profissionais que trabalharam diretamente no longa, como Dora Amorim, Thales Junqueira e Filipe Fernandes, a programação foi dividida em seis painéis que abordaram sobre direção e casting; produção, produção executiva e pré-produção; direção de som, captação e trilha sonora; direção de arte, figurino e caracterização; montagem, distribuição e comercialização.
Confira abaixo a programação para os próximos dias da EXPOCINE 2025
Painéis e palestras no Hotel Renaissance
Hoje, dia 01 de outubro, às 10h, a sala Spcine recebeu o painel “Uma década de Spcine: legado e perspectivas para o cinema paulistano”, com Lyara Oliveira (Spcine) e Victor Hugo Pires ( Observatório Spcine). Às 11h30, a sala deu lugar a Daniela Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual no Ministério da Cultura, Marília Marton, Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo e Marcelo Lima, CEO da EXPOCINE como mediador, para discutirem o tema central do evento nesta edição, Brasil, Janela para o mundo.
Na parte da tarde, às 14h, a Labo apresentou o painel Circuitos Cruzados — Exibição e Distribuição no Brasil e na América Latina, com participação de Carlos Gutiérrez (Cinema Tropical), Ibirá Machado (Descoloniza Filmes), Juan Zapata (Zapata Filmes) Pablo Ossa (GM Colômbia) e Paula Astorga (Cineteca Nacional do México). Na sequência, o escritório de advocacia parceiro da EXPOCINE, CQS/FV, será responsável pelo painel Big Data, Pequeno Risco: O Que Sobrou da Coragem no Cinema? com Raoni Phillips (Rao TV), Adrien Muselet (Paris Filmes), Aline Zambrini (Tomun) e Priscila Beltrame (CQS/FV Advogados). Em seguida, o público também poderá conferir o painel K-dramas: Como Eles Tomaram Conta do Brasil, apresentado por Carol Pardini, fundadora do Portal “Na Coreia Tem”, Cheul Hong Kim, Diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Nelson Sato, fundador da Sato Company e a dubladora Monica Placha como mediadora. Encerrando o primeiro dia, o painel Formar é Incluir: Como a formação Abre Caminhos no Audiovisual, terá como convidados Alessandra Meleiro (Instituto Iniciativa Cultural), Davi Heller (Casa OJÔ), Elisio Lopes Jr (TV Globo) e Luciana Bezerra (Nós do Morro).
No segundo dia, 02 de outubro, de EXPOCINE 2025, o público encontrará discussões sobre regulamentação, pirataria, novas formas de consumo no audiovisual e a visão dos grandes distribuidores desse mercado para o futuro. Pela manhã, às 10h, terá o painel Do Marco à Ação: o que a regulação do VOD pode (ou não) transformar, com a presença de Gabriel Portela, Leonardo Edde (Riofilme), Marcos Barros (ABRAPLEX) e Paulo Schmidt (SIAESP). Logo em seguida, a ANCINE vai apresentar o painel Cortando o Sinal: a guerra silenciosa contra a pirataria digital, com participação de Alex Braga (ANCINE), Andressa Pappas (Motion Picture Association Brasil), Gesiléa Teles (Anatel), Jack Silva (AEXIB) e Leandro Mendes (ANCINE). A jornalista Barbara Demerov, e os executivos Cesar Silva (Paramount) e Marcio Fraccaroli (Paris Filmes) vão falar sobre o tema As Grandes Decisões das Majors para os Próximos 10 Anos, a partir das 14h.
A CQS/FV Advogados vai apresentar o painel Coprodução Sem Fronteiras – Editais FSA, Parcerias LATAM & Streaming, às 15h30 com participação de Clarissa Kede (Globo), Daniel Celli (RioFilm Comission), Fabiano Gullane (Gullane) e Thaís Colli (CQS/FV advogados). A programação da tarde segue com o painel Para Onde Olham os Olhos Jovens? Descobrindo o Novo Olhar Cinematográfico da Geração Z com mediação de Pierre Mantovani (Omelete Company) e participação de Daniel Rezende (cineasta e montador de obras como “Turma da Mônica: Laços” e “Bingo”), Daniel Spinelli (Warner Bros), e Rafael Dias (Dia TV). Encerrando o dia, o tema Mais Valor, Mais Público: Qual é a experiência que transforma Clientes em fãs apaixonados pelo Cinema? será debatido por Carol Guimarães (WeDo! Entretenimento), Juliana Oliveira (Seeds of Dreams Institute), Kauê Ferraz (Inova Cine) e Pablo Billard (Cinépolis Brasil).
E no dia 03 de outubro, último dia de evento, a programação traz destaque para a acessibilidade e a diversidade no audiovisual. Às 10h, o público confere o painel Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade. Participam do debate Edgar Jacques ( Edgar Jacques produções), Leandro Mendes (ANCINE), Marcella Fazzio (MAV) e Tiago Mafra ( ABRAPLEX). Logo depois, às às 11h30, com painel apresentado por Spcine: Cinema como Direito: Acesso, Inclusão e Formação de Públicos e com participação de Bianca Comparato (Cinema de Fachada), Dika Vidal (Prefeitura de São Paulo), Emiliano Zapata (Spcine) e Leandro Pardi (Spcine).
Oficinas
Já no Cine Marquise, o público encontrará as oficinas. Nesta quarta, dia 01, às 9h30, o trio de profissionais do CQS/FV Advogados, Alessandro Amadeu, Fabiana Fróes e Laura Rios, foram os responsáveis pela oficina “Quando o Set Vira Zona de Risco: Cuidado em Cena com Menores, Seguros e Compliance do desenvolvimento à pós-produção”. Às 15h foi a vez de Armando Scarpelli (gerente da área tributária – CQS/FV Advogados) apresentar o painel Reforma Tributária – Impactos no Setor Audiovisual.
No segundo dia, a programação começa às 9h30 com a Oficina Grupo Consciência: Da inovação ao cinema – Construindo valor através da experiência, ministrada por Bruno Carone (Arte de Atender). Às 15h, Elaine Vegnaduzzi (Vitrine Filmes) será a responsável pela oficina Lançamento em Salas de Cinema – Como Funciona o Lançamento de um Filme nos Cinemas?
Dani Tolomei (CEO e fundadora da Transforma) vai ministrar um workshop com o tema Do Zero ao Pitch: IA Aplicada ao Audiovisual com o Método Transforma, no dia 3, às 9h30. O encontro cobre desde pesquisa de tendências e definição de estratégia até a criação de um pitch deck sólido.