A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de março.
A Batalha da Rua Maria Antônia (Imagem Filmes) chegou aos cinemas em 27 de março após adotar uma estratégia bastante diferenciada de divulgação. Além da participação em diversos festivais, o filme também foi apresentado em encontro com estudantes, como o Congresso da UNE, que aconteceu no mês de janeiro em Recife. A produção mostra uma verdadeira batalha entre estudantes e professores do Movimento Estudantil brasileiro contra a ditadura, em 1968. Em entrevista ao Portal Exibidor, o produtor Manoel Rangel destacou que, por retratar uma luta de jovens estudantes, esse público recebeu a obra com bastante entusiasmo e exaltou a inovação na estratégia de divulgação.
Ministério da Cultura levará profissionais do audiovisual ao Marché du Film 2025
Após o anúncio do Brasil como país de honra do Marché du Film 2025, considerado o maior mercado internacional de cinema do mundo e que acontece durante o Festival de Cannes, este ano entre 13 e 21 de maio, o Ministério da Cultura está lançando o Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025 para levar 30 profissionais do audiovisual para integrar os programas especiais do Marché du Film. Com um investimento de R$ 318 mil, a iniciativa é parte das ações estratégicas para fortalecer a presença de diferentes elos da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.
Omelete Company inaugura distribuidora e seu primeiro filme estreou em março
A Omelete Company anunciou em 25 de março sua entrada no mercado de distribuição de filmes com o lançamento da Omelete Unlimited. A proposta é ser um hub estratégico para produtores e coprodutores, conectando talentos, marcas e plataformas para viabilizar projetos. Desta forma, a Omelete Unlimited tem o intuito de desenvolver conteúdos originais e proprietários com narrativas que dialoguem com o público fã de cultura pop e entretenimento, com o primeiro lançamento, a animação Mundo Proibindo, chegando aos cinemas em 27 de março.
Nova produtora e distribuidora de filmes cristãos é lançada no mercado brasileiro
A Heaven Content foi anunciada como a mais nova produtora e distribuidora de filmes cristãos. A empresa chega ao mercado como iniciativa de Ygor Siqueira, CEO da 360 WayUp, companhia irmã da Heaven Content, e terá como foco a consolidação e estruturação dos conteúdos de entretenimento cristão no Brasil. O objetivo é se tornar referência no país para este tipo de audiovisual, participando desde a viabilização até a distribuição desses filmes nos cinemas e comunicando mensagens de fé e esperança ao público.
Ancine divulga análise dos dados de "Ainda Estou Aqui" e seu impacto na indústria
Após a vitória histórica do Brasil no Oscar, com Ainda Estou Aqui (Sony) vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, a Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, Ainda Estou Aqui se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Nada a Perder (2018) e Minha Mãe é uma Peça 3 (2019).
Disney apresenta "Branca de Neve" para exibidores e projeta 5 milhões de espectadores no Brasil
A Disney reuniu diversos exibidores no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no dia 12 de março, para apresentar Branca de Neve e também detalhar algumas ações de marketing para a estreia do filme. Além disso, a distribuidora exibiu trailers inéditos de dois de seus próximos lançamentos, Elio e Lilo & Stitch, garantindo que serão sucessos de público e de crítica. Sobre Branca de Neve, especificamente, a expectativa é que sejam vendidos cerca de 5 milhões de ingressos no Brasil.
Fundada em 1915, a Technicolor se tornou uma das empresas mais reconhecidas de Hollywood, trabalhando em clássicos de um século atrás, como O Mágico de Oz e O Vento Levou, ambos de 1939. Mas, assim como os filmes, ela também está chegando ao fim. No dia 21 de fevereiro, a Technicolor começou a alertar clientes e funcionários sobre suas “graves dificuldades financeiras”, incluindo o envio de um WARN nos EUA (procedimento exigido por lei para grandes empresas que preveem fechamentos e demissões em massa). Após o alerta, a liderança da empresa tentou encontrar uma solução, mas, na segunda-feira seguinte (24), a CEO Caroline Parot admitiu em um memorando interno a “incapacidade de encontrar novos investidores para todo o grupo, apesar de extensos esforços”, marcando o começo do fim de suas operações globais.
A CinemaCon, um dos maiores eventos da indústria de cinema, se aproxima. Entre os dias 31 de março e 3 de abril, o Caesars Palace, em Las Vegas, abrigará a programação desta edição da convenção, que terá apresentações de todas as majors de Hollywood e outros estúdios, além de uma série de paineis e encontros do mercado, bem como a feira de negócios. O Portal Exibidor conversou com Michael O’ Leary, presidente e CEO da NATO (Associação Nacional dos Proprietários de Cinema), agora Cinema United, organizadora do evento.
No dia 2 de março de 2025, o Brasil fez história ao vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui (Sony) e, sem dúvidas, isso pode ser considerado um divisor de águas na história do cinema nacional. Os olhos e holofotes do mundo se voltaram para o Brasil e definitivamente vivemos um dos momentos mais propícios para a internacionalização de nossas produções. Aproveitando o momento, o Portal Exibidor conversou com Morris Kachani, gerente executivo do Cinema do Brasil, e com o cineasta brasileiro Bernardo Barreto, que atualmente vive em Los Angeles, para falar sobre as expectativas de sucesso de novas produções brasileiras em todo o mundo.
O Guia da Folha de S.Paulo anunciou na noite do dia 12 de março os melhores cinemas da capital paulista, uma tradição que este ano chegou à sua 17ª edição. O ranking, conhecido também como o Oscar dos Cinemas, por sua proximidade com a principal premiação do cinema mundial, é elaborado por repórteres e colaboradores do jornal. Em 2025, pela oitava vez, a Cinépolis JK Iguatemi foi eleito o melhor cinema da cidade.