Expocine/25
Avançar

Notícias e Novidades

Resumão de Notícias | Março de 2025

Resumão de Notícias | Março de 2025

A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de março.

"A Batalha da Rua Maria Antônia" chega ao circuito comercial após ser apresentado a estudantes: "Vimos o entusiasmo dos jovens"

A Batalha da Rua Maria Antônia (Imagem Filmes) chegou aos cinemas em 27 de março após adotar uma estratégia bastante diferenciada de divulgação. Além da participação em diversos festivais, o filme também foi apresentado em encontro com estudantes, como o Congresso da UNE, que aconteceu no mês de janeiro em Recife. A produção mostra uma verdadeira batalha entre estudantes e professores do Movimento Estudantil brasileiro contra a ditadura, em 1968. Em entrevista ao Portal Exibidor, o produtor Manoel Rangel destacou que, por retratar uma luta de jovens estudantes, esse público recebeu a obra com bastante entusiasmo e exaltou a inovação na estratégia de divulgação.

Ministério da Cultura levará profissionais do audiovisual ao Marché du Film 2025

Após o anúncio do Brasil como país de honra do Marché du Film 2025, considerado o maior mercado internacional de cinema do mundo e que acontece durante o Festival de Cannes, este ano entre 13 e 21 de maio, o Ministério da Cultura está lançando o Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025 para levar 30 profissionais do audiovisual para integrar os programas especiais do Marché du Film. Com um investimento de R$ 318 mil, a iniciativa é parte das ações estratégicas para fortalecer a presença de diferentes elos da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

Omelete Company inaugura distribuidora e seu primeiro filme estreou em março

A Omelete Company anunciou em 25 de março sua entrada no mercado de distribuição de filmes com o lançamento da Omelete Unlimited. A proposta é ser um hub estratégico para produtores e coprodutores, conectando talentos, marcas e plataformas para viabilizar projetos. Desta forma, a Omelete Unlimited tem o intuito de desenvolver conteúdos originais e proprietários com narrativas que dialoguem com o público fã de cultura pop e entretenimento, com o primeiro lançamento, a animação Mundo Proibindo, chegando aos cinemas em 27 de março.

Nova produtora e distribuidora de filmes cristãos é lançada no mercado brasileiro

A Heaven Content foi anunciada como a mais nova produtora e distribuidora de filmes cristãos. A empresa chega ao mercado como iniciativa de Ygor Siqueira, CEO da 360 WayUp, companhia irmã da Heaven Content, e terá como foco a consolidação e estruturação dos conteúdos de entretenimento cristão no Brasil. O objetivo é se tornar referência no país para este tipo de audiovisual, participando desde a viabilização até a distribuição desses filmes nos cinemas e comunicando mensagens de fé e esperança ao público.

Ancine divulga análise dos dados de "Ainda Estou Aqui" e seu impacto na indústria

Após a vitória histórica do Brasil no Oscar, com Ainda Estou Aqui (Sony) vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, a Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, Ainda Estou Aqui se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Nada a Perder (2018) e Minha Mãe é uma Peça 3 (2019).

Disney apresenta "Branca de Neve" para exibidores e projeta 5 milhões de espectadores no Brasil

A Disney reuniu diversos exibidores no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no dia 12 de março, para apresentar Branca de Neve e também detalhar algumas ações de marketing para a estreia do filme. Além disso, a distribuidora exibiu trailers inéditos de dois de seus próximos lançamentos, Elio e Lilo & Stitch, garantindo que serão sucessos de público e de crítica. Sobre Branca de Neve, especificamente, a expectativa é que sejam vendidos cerca de 5 milhões de ingressos no Brasil.

Especialista em pós-produção e há mais de um século no mercado, Technicolor encerrará suas atividades

Fundada em 1915, a Technicolor se tornou uma das empresas mais reconhecidas de Hollywood, trabalhando em clássicos de um século atrás, como O Mágico de Oz e O Vento Levou, ambos de 1939. Mas, assim como os filmes, ela também está chegando ao fim. No dia 21 de fevereiro, a Technicolor começou a alertar clientes e funcionários sobre suas “graves dificuldades financeiras”, incluindo o envio de um WARN nos EUA (procedimento exigido por lei para grandes empresas que preveem fechamentos e demissões em massa). Após o alerta, a liderança da empresa tentou encontrar uma solução, mas, na segunda-feira seguinte (24), a CEO Caroline Parot admitiu em um memorando interno a “incapacidade de encontrar novos investidores para todo o grupo, apesar de extensos esforços”, marcando o começo do fim de suas operações globais.

Michael O`Leary fala sobre expectativas para a CinemaCon e a indústria: "Estamos à beira da próxima grande era do cinema"

A CinemaCon, um dos maiores eventos da indústria de cinema, se aproxima. Entre os dias 31 de março e 3 de abril, o Caesars Palace, em Las Vegas, abrigará a programação desta edição da convenção, que terá apresentações de todas as majors de Hollywood e outros estúdios, além de uma série de paineis e encontros do mercado, bem como a feira de negócios. O Portal Exibidor conversou com Michael O’ Leary, presidente e CEO da NATO (Associação Nacional dos Proprietários de Cinema), agora Cinema United, organizadora do evento.

Oscar de "Ainda Estou Aqui" coloca Brasil nos holofotes e pode ajudar na internacionalização: "Situação excepcional"

No dia 2 de março de 2025, o Brasil fez história ao vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui (Sony) e, sem dúvidas, isso pode ser considerado um divisor de águas na história do cinema nacional. Os olhos e holofotes do mundo se voltaram para o Brasil e definitivamente vivemos um dos momentos mais propícios para a internacionalização de nossas produções. Aproveitando o momento, o Portal Exibidor conversou com Morris Kachani, gerente executivo do Cinema do Brasil, e com o cineasta brasileiro Bernardo Barreto, que atualmente vive em Los Angeles, para falar sobre as expectativas de sucesso de novas produções brasileiras em todo o mundo.

Cinépolis JK Iguatemi é eleito o melhor cinema de São Paulo pela oitava vez e também conquista prêmio de melhor cinema VIP

O Guia da Folha de S.Paulo anunciou na noite do dia 12 de março os melhores cinemas da capital paulista, uma tradição que este ano chegou à sua 17ª edição. O ranking, conhecido também como o Oscar dos Cinemas, por sua proximidade com a principal premiação do cinema mundial, é elaborado por repórteres e colaboradores do jornal. Em 2025, pela oitava vez, a Cinépolis JK Iguatemi foi eleito o melhor cinema da cidade.

Comente este artigo no Facebook
PATROCÍNIO
Barco
Dolby
Screen X
Sharp
Harkness
Osram
Christie
Hotsound
Grupo Consciência
Kinoplex
BigPoc
Ingresso.com
LATC
MAV - MobiLoad
Venda Bem - Gestão de Cinemas
Kinelux
GDC
Telecine
Maxillusion
Orion Pc
Spcine
Centauro
Carteirinha de Cinefilo
Cine Master
Letterbox
Adoro Cinema
Cine Triumpho
Globo Filmes
Gaia Digital
APOIO
ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação)
APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)
BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)
Brazilian Content
Celluloid Junkie
Cinema do Brasil
CQS/FV
Estudio Escarlate
Portal Exibidor
FAAP (FAAP)
Filme B
FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual)
ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros)
Integradora Digital
SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)
SICAV
APRO
AIC
PERIFACON
PATROCINIO INSTITUCIONAL
Ancine
APOIO TÉCNICO
KELONIk
REALIZAÇÃO
Tonks