A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de julho.
Divertida Mente 2 (Disney) não se cansa de bater recordes e aparentemente, pelo menos no Brasil, não sobrará nenhuma marca a ser batida pelas emoções da Pixar. Com mais de 800 mil ingressos vendidos durante o final de semana, a animação chegou a um público total de 19,97 milhões até o final do domingo e se tornou o maior público de todos os tempos no Brasil. Além disso, o filme que já ocupava o posto de maior renda, superou a marca de R$ 400 milhões.
Mesmo em cenário desafiador, Brasil perde apenas 5% de público no primeiro semestre do ano
Desde o final do ano passado, o mercado já estava ciente de que 2024 seria um ano mais complicado para os exibidores, visto que muitas produções deste ano precisaram ser adiadas para 2025 por causa das greves conjuntas que pararam a indústria por meses. Mesmo com a ausência de tantos blockbusters, porém, é possível ser otimista em relação ao resultado da bilheteria no Brasil, visto que o público caiu apenas 5,4% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Uma pesquisa do Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural apontou que a economia criativa no Brasil registrou um importante crescimento em 2023. Enquanto nas demais áreas o aumento foi de 2%, o setor criativo experimentou uma expansão de 4% na oferta de empregos. Os segmentos que mais contribuíram foram moda, atividades artesanais, indústria editorial, produção audiovisual, música, desenvolvimento de software, jogos digitais e serviços de tecnologia.
Aplicação da classificação indicativa visa proteger crianças, adolescentes e a própria democracia
A classificação indicativa dos filmes é uma temática levemente nebulosa no setor audiovisual. Não por haver discordâncias, mas por muitos elos da indústria - e também da sociedade - não entenderem por completo sua aplicação prática e os motivos de sua existência. Acontece que, na verdade, não é algo muito complexo de assimilar, compreendendo de maneira simples a razão de ser definida pelo poder público, o porquê de haver seis classificações diferentes, entre outras importantes questões. Para compreender seus conceitos, execução e a razão dela ser aplicada, O Portal Exibidor entrevistou Eduardo Nepomuceno, coordenador-geral na Secretaria Nacional da Justiça, braço do Ministério da Justiça.
Fórum Spcine cresce 75% em público e se consagra na agenda audiovisual da cidade
Com o tema “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira”, o 3º Fórum Spcine aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, na Cinemateca Brasileira, já se consagrando na agenda audiovisual da cidade, com um crescimento de público de 75% com relação ao ano anterior. Com mais de 3,5 mil espectadores presenciais, foram desenvolvidas mais de 30 atividades, entre painéis, debates, mentorias, entre outros.
Academia Brasileira de Cinema divulga os finalistas do Prêmio Grande Otelo
A Academia Brasileira de Cinema divulgou no dia 5 de julho a lista dos finalistas ao Prêmio Grande Otelo, dando início à maior premiação do setor audiovisual nacional, que neste ano homenageia o Cinema Novo. A cerimônia está confirmada para 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. Os filmes com maior número de indicações são Mussum, O Filmis (Downtown/Paris) e O Sequestro do Voo 375 (Disney), ambos finalistas em 12 categorias.
Retrato Filmes chega ao mercado brasileiro com foco na distribuição de produções independentes
O Brasil acaba de ganhar uma nova distribuidora audiovisual focada em produções independentes. Fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, a Retrato Filmes chega ao mercado já engatilhada com quatro lançamentos premiados e aclamados pela crítica internacional, que devem chegar aos cinemas nacionais ainda em 2024, e terá foco em longas independentes com perfil autoral.
O Projeto Foco na Oca, com o apoio do Grupo Consciência, tem transformado a vida de jovens na comunidade de Carapicuíba. Recentemente, esses novos talentos tiveram a oportunidade de apresentar seus curtas-metragens em uma sessão especial no Grupo Cine Embu das Artes, marcando um momento inesquecível para todos os envolvidos. Iniciado no final da pandemia e aprovado através da lei de incentivo PROAC, o Projeto Foco na Oca tem como missão fornecer aos jovens as ferramentas básicas para a produção de conteúdo audiovisual.
Produtora internacional Janeiro Studios chega ao mercado nacional contando com sócios brasileiros
Com foco na produção de conteúdo para cinema e televisão, a produtora internacional Janeiro Studios chega ao Brasil com dois escritórios no Rio de Janeiro. Os sócios na nova empreitada que promete ser um "movimento gigantesco para o mercado audiovisual brasileiro" são o produtor Koby Gal Raday, responsável pelas séries Fauda e Your Honor, e as brasileiras Ilda Santiago (Grupo Estação e Festival do Rio) e Mayra Faour Auad (Mymma Entertainment), além da alemã Beta Film, uma das maiores potências audiovisuais da Europa.
Divertida Mente 2 (Disney) definitivamente conquistou o posto de filme número um de 2024. Semana após semana, a animação acumula novos recordes e, entre os feitos já alcançados, a produção já se tornou a maior bilheteria da história da Pixar e também se colocou como o quarto filme que mais vendeu ingressos na história do cinema brasileiro. Além disso, os primeiros dias de exibição de Divertida Mente 2 alavancou o faturamento dos shoppings brasileiros em mais de 10%.