O terceiro dia de programação da Expocine, maior convenção de negócios de cinema da América Latina, contou com discussões relevantes que representam um passo importante da indústria audiovisual no Brasil. O auditório do Hotel Renaissance recebeu um debate sobre cinema sustentável, apresentado pelo Estúdio Escarlate, que está desenvolvendo duas obras audiovisuais sobre o ativista brasileiro Chico Mendes. O papo trouxe mais detalhes sobre a plataforma Chico Vive, um ecossistema de entretenimento com impacto socioambiental e contou com a presença do ator Bruno Gagliasso, um dos produtores e parte do elenco da cinebiografia fictícia que está em produção.
Paulo Albuquerque, assessor de ESG da Embratur, entidade apoiadora do projeto, comentou como o cinema e o turismo, juntos, podem contribuir na preservação ambiental de uma região tão rica em biodiversidade.
“Juntar o audiovisual com o estímulo ao turismo, quando bem promovido pode trazer um impacto muito importante de preservar e respeitar os nossos recursos naturais e culturais, gerar emprego e renda, e também ajudar a região Norte a se desenvolver. O turismo é uma forma muito importante para isso e, sem um projeto como esse seria difícil mostrar, sobretudo para os turistas internacionais, o quanto temos a oferecer.”
Outro destaque abordado no dia foi a força das cinebiografias, gênero que está cada vez ganhando mais espaço no Brasil. Silvio Guindane, diretor do longa ‘Mussum, o Filmis’, ressaltou como é instigante adaptar para as telonas a história de uma pessoa tão amada por uma legião de fãs.
“É um grande desafio porque temos a expectativa de quem vai assistir, é tão complexo quanto adaptar um best seller, por exemplo. É necessário acreditarmos no nosso ponto de vista, mas termos ainda a generosidade de entregar ao fã o que ele espera junto àquele personagem. Tenho certeza que o que segura também o espectador que pode não estar 100% contemplado por esse ídolo na tela é trazer ou aprofundar algo que este espectador não saiba. Humanizando essa pessoa, temos um grande passe para ganhar o jogo em fazer um filme que seja palatável."
A importância de incentivos federais para o setor, impacto das políticas públicas na promoção da diversidade e inclusão no cinema, os desafios impostos pelo novo modelo de negócio de locação de projetores e a ascensão de produções do gênero True Crime completaram os bate-papos da Expocine nesta quinta.
Na programação das distribuidoras, o dia no Cine Marquise também trouxe novidades da O2 Play, Sony Pictures, Clube Filmes e Diamond Films, que compartilharam com o mercado exibidor seus próximos lançamentos para as telonas. A Disney encerrou o dia de apresentações com a presença de Marcos Mion, protagonista do filme “MMA - Meu Melhor Amigo”, que chega aos cinemas em janeiro de 2025.