Expocine/25
Avançar

Notícias e Novidades

Terceiro dia de Expocine 24 explora novas formas de fazer audiovisual

Terceiro dia de Expocine 24 explora novas formas de fazer audiovisual

O terceiro dia de programação da Expocine, maior convenção de negócios de cinema da América Latina, contou com discussões relevantes que representam um passo importante da indústria audiovisual no Brasil. O auditório do Hotel Renaissance recebeu um debate sobre cinema sustentável, apresentado pelo Estúdio Escarlate, que está desenvolvendo duas obras audiovisuais sobre o ativista brasileiro Chico Mendes. O papo trouxe mais detalhes sobre a plataforma Chico Vive, um ecossistema de entretenimento com impacto socioambiental e contou com a presença do ator Bruno Gagliasso, um dos produtores e parte do elenco da cinebiografia fictícia que está em produção.

Paulo Albuquerque, assessor de ESG da Embratur, entidade apoiadora do projeto, comentou como o cinema e o turismo, juntos, podem contribuir na preservação ambiental de uma região tão rica em biodiversidade. 

“Juntar o audiovisual com o estímulo ao turismo, quando bem promovido pode trazer um impacto muito importante de preservar e respeitar os nossos recursos naturais e culturais, gerar emprego e renda, e também ajudar a região Norte a se desenvolver. O turismo é uma forma muito importante para isso e, sem um projeto como esse seria difícil mostrar, sobretudo para os turistas internacionais, o quanto temos a oferecer.”

Outro destaque abordado no dia foi a força das cinebiografias, gênero que está cada vez ganhando mais espaço no Brasil. Silvio Guindane, diretor do longa ‘Mussum, o Filmis’, ressaltou como é instigante adaptar para as telonas a história de uma pessoa tão amada por uma legião de fãs. 

“É um grande desafio porque temos a expectativa de quem vai assistir, é tão complexo quanto adaptar um best seller, por exemplo. É necessário acreditarmos no nosso ponto de vista, mas termos ainda a generosidade de entregar ao fã o que ele espera junto àquele personagem. Tenho certeza que o que segura também o espectador que pode não estar 100% contemplado por esse ídolo na tela é trazer ou aprofundar algo que este espectador não saiba. Humanizando essa pessoa, temos um grande passe para ganhar o jogo em fazer um filme que seja palatável." 

A importância de incentivos federais para o setor, impacto das políticas públicas na promoção da diversidade e inclusão no cinema, os desafios impostos pelo novo modelo de negócio de locação de projetores e a ascensão de produções do gênero True Crime completaram os bate-papos da Expocine nesta quinta. 

Na programação das distribuidoras, o dia no Cine Marquise também trouxe novidades da O2 Play, Sony Pictures, Clube Filmes e Diamond Films, que compartilharam com o mercado exibidor seus próximos lançamentos para as telonas. A Disney encerrou o dia de apresentações com a presença de Marcos Mion, protagonista do filme “MMA - Meu Melhor Amigo”, que chega aos cinemas em janeiro de 2025.


Comente este artigo no Facebook
PATROCÍNIO
Barco
Dolby
Screen X
Sharp
Harkness
Osram
Christie
Hotsound
Grupo Consciência
Kinoplex
BigPoc
Ingresso.com
LATC
MAV - MobiLoad
Venda Bem - Gestão de Cinemas
Kinelux
GDC
Telecine
Maxillusion
Orion Pc
Spcine
Centauro
Carteirinha de Cinefilo
Cine Master
Letterbox
Adoro Cinema
Cine Triumpho
Globo Filmes
Gaia Digital
APOIO
ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação)
APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)
BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)
Brazilian Content
Celluloid Junkie
Cinema do Brasil
CQS/FV
Estudio Escarlate
Portal Exibidor
FAAP (FAAP)
Filme B
FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual)
ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros)
Integradora Digital
SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)
SICAV
APRO
AIC
PERIFACON
PATROCINIO INSTITUCIONAL
Ancine
APOIO TÉCNICO
KELONIk
REALIZAÇÃO
Tonks