Nesta quarta-feira, 9, o segundo dia de programação da Expocine, maior convenção de negócios de cinema da América Latina, trouxe ao mercado as apresentações do line up 2024/2025 das distribuidoras Kolbe Arte, Paris Filmes, Elo Studios e Imagem Filmes. A Elo ainda trouxe a participação especial do cantor Belo, que está no elenco do longa “Caindo na Real”, com estreia marcada para 24 de outubro, e do ator Rodrigo Simas para divulgar o filme “Viva a Vida” um de seus projetos futuros para a telona.
Entre as palestras, que aconteceram no palco do auditório do Hotel Renaissance, o evento começou o dia discutindo o tema central desta edição, Conectando o cinema ao futuro. Para Hernán Viviano, VP Latam da Warner e Universal, que foi um dos participantes da conversa, a indústria como um todo está trabalhando bem e sendo criativa nas campanhas de divulgação e buscando trazer o público ao cinema, como sempre foi feito.
“Somos uma indústria que depende do produto e quando conecta com a audiência é um sucesso. Uma questão maravilhosa que o streaming trouxe foi que cada vez mais temos amantes de gêneros diferentes. Então cada filme tem um potencial muito maior que tinha no passado. O nosso desafio, de todos como indústria, é continuar fazendo o nosso melhor e dando as mãos pros exibidores, distribuidores e produtores.”
As possibilidades e a realidade atual das produções voltadas para o público infantil também ganharam espaço no evento nesta quarta-feira. Beth Carmona, diretora geral do Festival ComKids, falou sobre a responsabilidade de criar conteúdos para crianças com comprometimento educativo para inspirar no futuro.
“Educar pelo mundo das telas é poder oferecer recursos para que essas crianças tenham seus olhares estimulados, aprendam com o ponto de vista da estética audiovisual. A formação do olhar passa pelo conteúdo informativo, pela temática da história, mas ela passa pela informação estética. Então, oferecer para as crianças essas imagens com variedade, quantidade e diversidade é um trabalho para o futuro.”
Ao longo do dia, as perspectivas e desafios da produção, distribuição e exibição cinematográfica, a importância das coproduções internacionais para o Brasil e o processo de digitalização do parque exibidor no Brasil completaram os encontros entre profissionais do setor.
Já a programação de oficinas, situada na sala Ancine, do Cine Marquise, contou com três atividades nesta quarta-feira. O primeiro abordou a criatividade e o pensamento crítico como formas de impulsionar projetos audiovisuais. Em seguida, os participantes puderam conhecer e discutir formas para aplicar as tecnologias de IA para transformar os processos cinematográficos. Por fim, alternativas de como enriquecer o contato com o público antes, durante e após a exibição, incentivando a fidelização foi o tema do último encontro.