Maior convenção de negócios de cinema da América Latina, a Expocine começou ontem, dia 8 de outubro, a sua 11ª edição e deu início a uma diversa programação que, até sexta-feira, dia 11, abordará em palestras, painéis e oficinas sobre a nova realidade do mercado audiovisual brasileiro e as demandas para o futuro. A abertura, realizada no Cine Marquise, em São Paulo, reuniu exibidores e profissionais do mercado, além de nomes importantes do segmento audiovisual, como Leandro Pardi, superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, uma das apoiadoras do evento.
“A Spcine é uma empresa de cinema e audiovisual ligada à prefeitura da Cidade. Existe desde 2016 e desde o primeiro ano apoia a Expocine, justamente por entender que espaços de troca como esse são fundamentais para a nossa existência e para o setor. Será uma honra poder compartilhar as nossas novidades com todos vocês”, comentou Pardi sobre a importância dos painéis e conteúdos da Expocine para o desenvolvimento e o crescimento do setor.
Marcelo Lima, idealizador e organizador da Expocine, destacou que nesta edição a convenção está alinhada com a retomada do setor.
“Começamos o nosso trabalho para esta edição na primeira segunda-feira pós Expocine 23 para trazer o melhor conteúdo. Este ano, junto aos expositores, conseguimos dobrar o tamanho da feira de negócios, então estamos voltando aos patamares pré-pandemia de geração de negócios. Este ano, também tivemos um recorde de distribuidoras querendo apresentar suas novidades para o mercado exibidor. Destaque em especial para o cinema nacional, em que teremos uma presença forte de produções de alta qualidade nas telas de cinema pelos próximos meses.”.
Para encerrar o dia de abertura do evento, a H2O Filmes abriu as apresentações das distribuidoras, que também irão acontecer na sala Barco do Cine Marquise, apresentando em primeira mão ao mercado brasileiro seu line-up de lançamentos para o fim do ano e já antecipando novidades para 2025.
Expocine Decupa
Durante o dia de terça-feira, ainda ocorreu a 2ª edição do Expocine Decupa, que reuniu estudantes e profissionais que possuem interesse ou já atuam no setor audiovisual para bate-papos com os diversos profissionais responsáveis pela animação brasileira "Arca de Noé". O filme estreia somente em 7 de novembro nos cinemas.
Seguindo uma programação pensada especialmente para os participantes, os presentes assistiram 15 minutos inéditos do longa e puderam conhecer em detalhes as principais etapas de trabalho da produção, desde roteiro, produção e distribuição até a trilha sonora e dublagem. Entre os palestrantes convidados, estava o diretor Sérgio Machado, que contou algumas curiosidades sobre a concepção do projeto, que já é considerado a maior animação nacional da história.
“A ideia sempre foi trazer uma homenagem para Vinicius (de Moraes) em tela, que fizesse jus ao peso dele para a cultura brasileira, com muita brasilidade, mas ao mesmo tempo que também fosse universal. E a maior prova de que conseguimos é que o filme já foi vendido para mais de 70 países antes mesmo do seu lançamento.”, comentou.